O SEU RONCO OU DO SEU PARCEIRO TE INCOMODA?
Você sabia que um Dentista habilitado pode te ajudar!
Vamos começar do princípio… O ronco é um distúrbio respiratório. Sim, é patológico. O ronco acontece quando há obstrução parcial da passagem de ar. Não é só um “barulho” que incomoda. Além disso o ronco pode ser porta de entrada para a APNEIA OBSTRUTIVA DO SONO, que é quando obstrui totalmente a via aérea causando uma parada respiratória. O problema é que isso se repete varias vezes durante a noite, causando oscilação na oxigenação sanguínea e impedindo que a pessoa entre nas fases do sono restaurador, que acotece no sono profundo e REM.
A Odontologia do sono é a área que atua no diagnóstico e tratamento de condições da saúde bucal que afetam o sono. Os principais são: bruxismo, apneia obstrutiva do sono e ronco.
O tratamento multidisciplinar é fundamental, podendo incluir profissionais como Médicos especialistas em Otorrinolaringologista, Cardiologista, Pneumologista e Neusologista, além de Fisioterapeutas, Fonoaudiólogos, Psicólogos e é claro, Dentistas.
Devemos ressaltar aqui que o Dentista não recebe até os dias atuais a formação de Odontologia do sono na sua Graduação.
Por isso, o profissional habilitado para avaliar e tratar esses pacientes deve passar por cursos de capacitação em Odontologia do sono, como o curso de Capacitação em Odontologia do Sono. Além de ser credenciado pela Associação Brasileira do Sono (ABS) e Associação Brasileira de Odontologia do Sono (ABROS).
Assim como Eu!
VAMOS FALAR SOBRE O TRATAMENTO focado na atuação do Dentista
Primeiramente é necessário realizar uma consulta na qual você será avaliado e provavelmente o profissional solicitará um exame chamado polissonografia. Através desse exame é possível detectar seu grau e tipo de apneia. O Dentista poderá conduzir seu tratamento e te encaminhar para outros profissionais quando necessário.
Depois do diagnóstico vem o plano de tratamento, que no meu caso começa com escaneamento intraoral que gera uma imagem 3D para que o aparelho intraoral seja confeccionado.
Após a instalação do aparelho intraoral vou te acompanhar durante seis meses, nesse período faremos uma nova polissonografia com o aparelho para comparar os resultados.
O aparelho intraoral para ronco e apneia vem sendo muito utilizado devido a sua praticidade, quando comparamos com o CEPAP/BIPAP. Lembrando que um não anula o outro.
Então se você acorda cansado, costuma ter muitos pesadelos, doenças crônicas como diabetes e hipertensão e ronca?! Já sabe quem procurar. Agente sua consulta.